AFIDANCE

AFIDANCE

A AFIDance, um projeto da Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente (AFID), que conta já com mais de dez anos de existência, resulta de um trabalho intenso, criativo e inovador de um grupo pioneiro de bailarinos que, juntamente com uma equipa de colaboradores altamente capaz e motivada, desenvolvem a sua arte. Numa óptica que privilegia todas as práticas que visem o trabalho na e para a normalidade, a diversidade é encarada como a riqueza de um uno cada vez mais plural, onde todos têm lugar e onde ninguém está sozinho. Neste sentido, a dança torna-se cada vez mais um meio de conhecer e “dar mundos ao mundo”, compartilhando ideias, vivências, opiniões, movimento, comunicando tudo e de todas as formas possíveis.

Todos têm um papel importante dentro do coletivo no expoente máximo das suas capacidades e ambições! A AFIDance é, e assume-se como um grupo de pessoas que se manifesta por e através da dança nas suas mais diversas manifestações artísticas.

Nas artes performativas, existe uma espécie de ação/reação, ou seja, a exposição vai gerar aceitação. Nesse sentido, os integrantes deste projeto, ao se exporem, estão a assumir tanto as potencialidades, como as limitações através da arte.

É preciso diversidade nas artes performativas, estas estão a precisar cada vez mais de um encontro com a realidade. As pessoas não são iguais, não são um exército de gente, o Mundo não se trata de uma máquina de onde as pessoas saem todas iguais.

Neste percurso de pesquisa artística todos os intervenientes se desafiam na sua noção de certo e errado, se desafiam nas suas capacidades e (in)capacidades, se desafiam e ir mais além a zonas que não sabiam ainda que era permitido ou tolerado ir. A dança inclusiva não é apenas inclusão. Talvez este seja para mim o perfil mais terapêutico do trabalho exercido. A terapia, a ocupação de tempo livre não é o foco do trabalho.

No entanto, uma observação cronológica temporal consegue perceber fatores incrementais em diversos aspetos não imediatos do trabalho da e com a arte, neste caso da dança, com determinados grupos. No entanto esta será sempre uma observação semelhante a qualquer grupo de pessoas independentemente da sua condição física, cognitiva, social, etc. A arte é um catalisador para o trabalho da sociedade e do individuo consigo, com o outro e com os outros. Dancemos porque todos somos capazes de muito mais do que aquilo que imaginamos. Dancemos porque sim, dancemos com todos e para todos!

No seu historial , o grupo conta com diferentes espetáculos e atividades em território nacional. Em 2011, por exemplo, a AFIDance em parceria com o grupo Armazém Aér(i)o, chegou à final do concurso televisivo “Portugal tem Talento”, transmitido pela SIC.

AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE
AFIDANCE

Atualizado em 15-Jun-2020 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Reab presta serviços nas áreas residencial, ocupacionalapoio domiciliário, e atividades de apoio à inclusão (+)

Apoio Domiciliário
Apoio Domiciliário

Prestamos cuidados no domicílio a indivíduos com dependência e famílias (+)

Lar Residencial
Lar Residencial

O Lar Residencial apoia famílias de jovens e adultos com deficiência mental e multideficiência (+)

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Reab
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidreab.pt

2020 ©

Rodapé PT

AFID ReabTermos Legais